Estenose hipertrófica do piloro

É uma obstrução da região entre o intestino e o estômago que acomete principalmente recém nascidos com menos de 12 semanas de vida e é a causa mais comum de cirurgia em recém nascidos. Acomete mais meninos, filhos de mães muito jovens, principalmente se houveram outros casos na família.

Os sintomas dessa condição surgem a partir da segunda semana de vida, com vômitos volumosos pós-alimentares (30-60 min após alimentar) de leite não digerido, que piora progressivamente. Ocorrem também contrações do tubo digestivo na região do estômago, com a presença de uma massa palpável. Outros sintomas incluem fezes ausentes ou em menor quantidade, ausência de ganho de peso, desidratação, e até mesmo desnutrição. Apesar dos vômitos intensos e repetidos, a criança apresenta apetite voraz. 

Se a doença não for tratada rapidamente, o bebê pode piorar, ficando prostrado e fraco. Todos os recém-nascidos nos primeiros meses de vida com vômito repetitivo e em jato devem ser levados ao médico, que vai avaliar os sintomas e confirmar a doença com uma ultrassonografia abdominal. O tratamento consiste em hidratação do recém nascido com soro e cirurgia por um cirurgião pediátrico.