Fitodermatoses (dermatoses provocadas por plantas)

Fitodermatoses são alterações na pele provocadas por plantas. Na maioria das vezes, são causadas pelo contato direto com a planta ou substâncias produzidas por ela. Algumas fitodermatoses necessitam da ação conjunta do sol para se manifestarem (fitofotodermatite).

Um número muito grande de plantas pode desencadear quadros de coceira após contato direto com a pele, principalmente nas pessoas alérgicas. A inflamação, em geral, restringe-se às áreas de contato com as plantas, mas podem ocorrer sintomas como falta de ar, náuseas e vômitos.

A planta comigo-ninguém-pode, por exemplo, é muito utilizada como planta ornamental e pode provocar irritação na pele em qualquer indivíduo que entrar em contato com ela.

Outro tipo de fitodermatose é a queimadura provocada por limão, que se manifesta geralmente como lesões avermelhadas e até bolhas.

A prevenção é essencial. Deve-se evitar manter essas plantas dentro de casa, principalmente se houver crianças. Caso haja contato acidental com as plantas, é muito importante lavar bem a área com água corrente e sabão neutro. Se necessário, procurar assistência médica.