Ginecomastia (Pedra no Peito)
Ginecomastia é o aumento das glândulas mamárias no sexo masculino. É muito comum na adolescência, sendo que até 60% dos adolescentes podem desenvolvê-la.
Na grande maioria das vezes, a ginecomastia surge nas duas mamas. O desenvolvimento de apenas uma das mamas requer investigação para outras causas como, por exemplo, trauma e infecção.
Na maioria dos casos, trata-se de um fenômeno normal devido às alterações hormonais da puberdade. No entanto, mais raramente, pode ser causada por doenças em alguns órgãos (rim, fígado, tireoide, testículos), ou pelo uso de medicamentos (por ex., anabolizantes).
A ginecomastia deve ser investigada quando ocorre fora do período considerado normal (recém-nascidos e adolescentes). Outras condições que merecem avaliação médica são:
- Secreção saindo dos mamilos;
- Sinais inflamatórios (vermelhidão, calor);
- Tumoração testicular;
- Mamas aumentando muito rapidamente, ou muito dolorosas;
- Se estiverem causando constrangimento social (p. ex., não querer ir para praia ou piscina).
- Na maioria das vezes, a ginecomastia não requer tratamento, sendo que dieta adequada e exercício físico são suficientes. Entretanto, nos casos mais graves, tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico pode ser necessário. Tentar “quebrar” a “pedra no peito” pode causar sangramento e infecção (mastite) e deve ser evitado.
Fonte da imagem: Healthdirect