Hemofilia

HEMOFILIA é uma doença genética ligada ao cromossomo X. Sua principal manifestação clínica é a presença de hemorragias (sangramentos) na gengiva, no nariz, em articulações (como o joelho) e intra-musculares. Manchas roxas na pele (equimoses) também são sinais importantes dessa doença. Em casos mais graves, esses sangramentos podem ser repetitivos e espontâneos. Sua ocorrência é maior em homens que em mulheres.

O sangue é composto de elementos relacionados com a coagulação, que é o processo pelo qual paramos de sangrar quando há alguma ferida. Desse processo, participam doze proteínas às quais convenciona-se chamar de fatores. Na hemofilia, há uma deficiência nesses fatores. De acordo com a gravidade dos sintomas, pode-se classificar a doença em leve, moderada ou grave.

O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue, que medem a presença e o comportamento desses fatores.

Essa doença não tem cura. Seu tratamento se faz com a reposição do fator deficiente, com medicamentos que previnem as hemorragias e cuidados para evitar sangramentos. Uma rede de apoio e um ambiente familiar engajado contribuem para o bem-estar do paciente hemofílico.