Hipotireoidismo

Hipotireoidismo é quando há diminuição na produção dos hormônios da tireoide, glândula que fica na parte da frente do pescoço. Esses hormônios são responsáveis pelo controle do metabolismo, incluindo a regulação da temperatura e a velocidade de batimento do coração, entre outros.

A falta deles, nas crianças, pode causar diversos sintomas: perda de apetite, dificuldade de crescimento, alteração do peso, sonolência, constipação (intestino preso), pés e mãos inchadas, cabelo e unhas fracos, dificuldades de aprendizado e concentração, dores de barriga constantes e em alguns casos até o bócio (quando a tireoide cresce). Também pode levar ao atraso da puberdade e do desenvolvimento da criança.

O hipotireoidismo pode ter várias causas, a mais comum é a autoimune (o próprio corpo ataca a tireoide). Outras causas são: genética, uso de alguns medicamentos e algumas infecções por vírus e bactérias. O hipotireoidismo congênito é detectado através do teste do pezinho.

O acompanhamento médico é necessário para a detecção e tratamento correto desta condição. O tratamento precoce é muito importante, pois a maioria das crianças tratadas apresentam desenvolvimento normal.