Hipotonia

Hipotonia é a diminuição (hipo) do tônus muscular (tonia) e da força na criança. Enquanto os bebês saudáveis flexionam os cotovelos, joelhos e mexem muito a cabeça de um lado para o outro, nas crianças com hipotonia, o comportamento é diferente, uma vez que mexem pouco seus braços e pernas e tem dificuldade de mudar sua cabeça de posição. A hipotonia, portanto, se manifesta por vários sinais e pode decorrer de várias doenças, em especial aquelas que atingem o cérebro, medula espinal, nervos e músculos.


As principais doenças que causam hipotonia são aquelas decorrentes de falta de oxigênio antes ou depois do nascimento, falhas na formação cerebral e causas genéticas. Ainda, algumas infecções como Meningite e Zika podem também gerar esse sintoma.


A hipotonia geralmente é diagnosticada durante o primeiro ano de vida como sintoma de uma doença aguda ou na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor. Caso haja suspeita, a criança deve ser levada ao Pediatra para realizar as investigações necessárias. O tratamento da hipotonia varia de acordo com sua causa.

Referências:
DUARTE, Regina Célia Beltrão. Hipotonia na infância. Residência Pediátrica, Belém do Pará, v. 8, supl. 1, p.
40-44, 2018. Disponível em: https://residenciapediatrica.com.br/detalhes/340/hipotonia%20na%20infancia>.
Acesso em: 05 abr 2021.