Hora de ouro (“golden hour”)

A hora de ouro (“golden hour”) é  a primeira hora da mãe com o seu recém-nascido. Com o intuito de possibilitar o contato da mãe com o bebê imediatamente após o parto, a hora de ouro promove a continuação do vínculo que começou durante a gestação e ajuda o bebê nesta transição do útero para o mundo.

Na hora de ouro, o ideal é colocar o filho imediatamente na altura do abdômen ou mais próximo do peito da mulher. Nesse contato, o bebê sente o cheiro da mãe, sente seu calor e seus batimentos cardíacos, o que trás benefícios como a liberação de hormônios, facilita a amamentação, diminui as chances de hipotermia e favorece a colonização através da microbiota materna.

A hora de ouro pode ser feita independente da via de parto. Não é recomendada caso o bebê esteja com dificuldade respiratória ou apresente alguma outra alteração clínica que exija cuidados imediatos. Prematuros que estejam clinicamente bem, também estão liberados para a hora de ouro. 

Saiba mais em: MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Sociedade Brasileira de Pediatria. Golden hour: o que é a “hora dourada” do parto?, 20 fev. 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/golden-hour-o-que-e-a-hora-dourada-do-parto/. Acesso em: 20 abr. 2022.