Incontinência urinária

A incontinência urinária infantil é quando uma criança ainda faz “xixi na cama” ou roupa, constantemente, após já ter ultrapassado a idade ideal para obter este controle da urina. Geralmente, as crianças aprendem a controlar a vontade de fazer xixi durante o dia por volta dos três anos e, durante a noite, em torno dos cinco anos (enurese noturna).

As causas mais comuns da incontinência durante o dia são: infecção urinária, bexiga hiperativa, anormalidades estruturais e fraqueza do esfíncter urinário. Já as causas da incontinência noturna (enurese noturna) podem ser: atraso do desenvolvimento, desfralde não completo, contração da bexiga antes de ela estar completamente cheia, ingestão excessiva de líquidos antes de ir dormir, dificuldade para acordar e histórico familiar de incontinência noturna.

A identificação da incontinência urinária infantil envolve uma avaliação detalhada de informações coletadas da criança, dos responsáveis, cuidadores, ou mesmo profissionais da escola. Assim, o profissional de saúde, através da história coletada e do exame físico determina a necessidade de exames adicionais e de tratamento. Os tratamentos mais comuns incluem mudanças comportamentais, alterações na dieta da criança ou medicamentos.


Este conteúdo foi produzido por estagiários do curso de Medicina e de Enfermagem da UFMG, sob supervisão de professores do Departamento de Pediatria.