Insuficiência adrenal

A insuficiência adrenal é caracterizada pela incapacidade das glândulas adrenais, localizadas acima dos rins, de produzirem quantidades adequadas de hormônios essenciais, como o cortisol e a aldosterona. Esses hormônios desempenham papéis cruciais no controle do metabolismo, resposta ao estresse e regulação de íons no corpo.

As causas mais comuns de insuficiência adrenal primária na infância incluem a doença de Addison, na qual o sistema imunológico ataca as glândulas adrenais. Já a insuficiência adrenal secundária pode ser decorrente de tumores, infecções ou lesões que afetam a hipófise ou o hipotálamo.

Nas crianças, os sintomas da insuficiência adrenal incluem fadiga extrema, fraqueza muscular, perda de peso, baixa pressão arterial, náuseas, vômitos e desidratação. Além disso, devido à influência dos hormônios adrenalina e cortisol na regulação desses processos, o crescimento e o desenvolvimento podem ser afetados, ocorrendo desaceleração.

O tratamento envolve a reposição de hormônios através de medicamentos, como corticosteroides, sob supervisão médica, visando garantir o crescimento saudável, o desenvolvimento e a qualidade de vida das crianças afetadas pela doença.

Este conteúdo foi produzido por estagiários do curso de Medicina e de Enfermagem da UFMG, sob supervisão de professores do Departamento de Pediatria.

Referências

Husebye ES, Pearce SH, Krone NP, Kämpe O. Adrenal insufficiency. Lancet. 2021 Feb 13;397(10274):613-629. doi: 10.1016/S0140-6736(21)00136-7. Epub 2021 Jan 20. PMID: 33484633.

Bancos I, Hahner S, Tomlinson, Arlt W. Diagnosis and management of adrenal insufficiency. Lancet Diabetes Endocrinol_._2015;3:216-226