Introdução alimentar

A introdução alimentar é a fase em que a alimentação dos bebês começa a incorporar novos alimentos além do leite materno. O inicio dessa fase é recomendado no sexto mês de vida, sendo que, até essa idade não há necessidade de nenhum outro alimento devido ao aleitamento materno exclusivo.

Na introdução alimentar, é recomendado que os novos alimentos sejam introduzidos de maneira lenta e gradual, sem a interrupção do aleitamento materno (até os 2 anos de idade). É ideal oferecer alimentos variados e ricos em nutrientes, sendo preciso unir grupos como: hortaliças e frutas, carnes e ovos, tubérculos, cereais e grãos. É preciso também que alimentos como ovos, peixes e glúten sejam introduzidos até o oitavo mês, para criar tolerância e evitar possíveis alergias.

Não é recomendado que os alimentos sejam batidos no liquidificador e nem misturar os grupos, para permitir que o bebê experimente novas texturas e sabores e aprenda a mastigar. Além disso, é importante ressaltar que o estranhamento e a recusa de determinados alimentos pelas crianças é normal, e caso ocorra, não insista ou force, o alimento deve ser oferecido em outro momento.