Leucemias

As leucemias são os tipos de câncer de maior prevalência na infância. Tratam-se de condições malignas que atingem os glóbulos brancos, células sanguíneas responsáveis pela defesa do corpo. Nessas doenças, além da perda de função das células brancas, há uma proliferação destas na medula óssea, impossibilitando a produção de novas células saudáveis.

Na infância, é mais comum a ocorrência de leucemias agudas, que apresentam uma progressão mais rápida devido à proliferação intensa de células malignas. Dessa forma, são comuns manifestações clínicas, como: anemia, fraqueza, cansaço, sangramentos nasais, infecções e febre. O diagnóstico é feito por meio da análise de hemogramas e, de forma definitiva, por meio de biópsia da medula óssea.

O diagnóstico precoce, principalmente nas crianças, é muito importante, visto que o organismo ainda está em desenvolvimento e, por isso, há maior estímulo para multiplicação das células malignas. Com isso, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para evitar a disseminação da doença pela via sanguínea. O tratamento inclui quimioterapia para eliminação das células doentes e pode-se utilizar transfusões sanguíneas de modo complementar. Além disso, alguns pacientes que não respondem aos tratamentos convencionais podem se beneficiar das transfusões de medula óssea.

É importante ressaltar os cuidados especiais nos casos de leucemia infantil. Devido à queda da imunidade, as crianças ficam mais propícias a infecções, por isso, é recomendado evitar aglomerações, ingestão de alimentos crus, além de maior atenção e busca por orientação médica em relação à vacinação.