Linguagem (desenvolvimento)

O bebê não produz palavras, mas se expressa através do choro, sorriso e riso, balbucios, gestos e imitação de sons indiferenciados. Por volta dos seis meses já começa a compreender os significados das palavras, mas a maioria das crianças começa a falar por volta do primeiro aniversário. Aos 18 meses, consegue formar frases. Por volta dos três anos de idade, as crianças perguntam muito sobre o mundo, cantam músicas e contam histórias. Aos seis anos de idade, são capazes de elaborar frases complexas, usando adequadamente substantivos, verbos, preposições, palavras de ligação e outros. Nos anos pré-escolares, a criança já é capaz de contar e entender piadas e consegue seguir orientações e comandos. Nesta fase, é muito importante que os adultos contem histórias e cantem músicas para estimularem o desenvolvimento do vocabulário das crianças.

Um transtorno de linguagem importante é a gagueira infantil. Na faixa etária dos dois aos cinco anos, a criança pode apresentar fala difluente (hesitações, repetição de sons, sílabas e palavras). Esta dificuldade pode fazer parte do desenvolvimento normal e em 75% dos casos tende a desaparecer em cerca de seis meses. Entretanto, pode evoluir para um quadro crônico e persistir na adolescência e idade adulta, interferindo na vida social, escolar e profissional do indivíduo. Dessa forma, é fundamental a avaliação por um fonoaudiólogo o mais cedo possível.

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