Malária

A malária é uma doença causada por um protozoário chamado Plasmodium e transmitida pela picada do mosquito Anopheles (mosquito-prego). A região Norte do Brasil é a principal área de risco de contaminação por malária no país.

Os sintomas mais comuns da doença costumam a ocorrer de 8 a 25 dias após a picada do mosquito. São eles:

A suspeita de malária ocorre em pacientes com febre alta associada a calafrios, dores no corpo e histórico de viagens para regiões de floresta e outras áreas onde haja casos de malária.

O diagnóstico é feito por um médico que irá avaliar a exposição, os sintomas característicos da doença e realizar um exame físico procurando alterações. Além disso, para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar exame de gota espessa, no qual será detectado o protozoário Plasmodium.

O tratamento da malária é feito com hidratação, uso de medicamentos antitérmicos e antimaláricos, que são escolhidos de acordo com a gravidade das manifestações da doença.

A melhor forma de evitar a malária é se proteger contra ela. Por isso, ao viajar para regiões onde ocorrem casos de malária, é essencial se proteger da picada do mosquito Anopheles usando repelentes, roupas que protegem o corpo inteiro, como botas, calças, chapéu e camisas de manga comprida, além de telas e cortinados. Em algumas cidades também está disponível o programa saúde do viajante, que poderá realizar orientações adequadas.