ObservaPED promove fórum virtual sobre bullying

O Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente (ObservaPED) retoma as discussões sobre questões que envolvem o bem-estar físico e moral de crianças e adolescentes. O tema bullying, nome dado ao comportamento de intimidação por meio de violência em ambiente escolar, é o primeiro a ser colocado em debate em 2012, com suporte da professora do Departamento de Pediatria, Cristiane Cunha, ligada ao eixo A Criança, o Adolescente e a ViolênciaA discussão prossegue até o dia 31 de março.

As conversas são em torno de dois aspectos principais: implicações e impactos do bullying na saúde dos escolares e o uso excessivo, por vezes equivocado, deste diagnóstico. O primeiro tópico de discussão tem o objetivo de esclarecer o conceito do termo e sua manifestação em ambiente escolar como problema de saúde pública.

Para participar do debate, basta acessar o endereço eletrônico e se registrar. A moderação é feita pela doutoranda Cristina Campolina. Os alunos bolsistas também integram a organização do fórum com a indicação de filmes, livros e artigos relativos ao assunto. Um tutorial está disponível para a publicação de perguntas e respostas, vídeos e novos tópicos.

ObservaPED

O Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente é um espaço para análise sistemática e permanente de eventos, fatos, evidências e acontecimentos sobre a saúde da criança e do adolescente. O projeto é fruto de uma parceria entre o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG).

Fonte: Portal da Faculdade de Medicina.