Osteomielite

A osteomielite é uma infecção óssea geralmente causada por bactérias, microbactérias ou fungos. Ocorre mais comumente em crianças pequenas e em pessoas idosas, porém, todas as faixas etárias estão em risco. Em geral, origina-se de propagação contagiosa de tecido infectado adjacente, por organismos instalados no sangue (osteomielite hematogênica) ou por ferimentos abertos (fraturas expostas contaminadas ou cirurgia óssea). Pode ser classificada de acordo com o tempo de evolução em aguda (< 2 semanas), subaguda (entre 2 semanas e 3 meses) e crônica (> 3 meses).
A sintomatologia inicial é inespecífica e inclui alterações como dor, edema e outros sinais de inflamação, bem como dificuldade de movimentar o membro acometido, febre, indisposição e perda de peso, podendo variar com a idade. O diagnóstico depende fundamentalmente da suspeita clínica e, quando é feito em momento oportuno e se estabelece a terapia adequada, a maioria dos casos é resolvida sem complicações. Em geral são necessários exames de imagem (radiografias) e laboratoriais (hemograma, marcadores inflamatórios, hemocultura). A biópsia óssea também pode ser requisitada.
Comumente a terapia conservadora é suficiente pelo uso de antibióticos, no entanto, em casos de abscessos e outras complicações pode ser necessário o tratamento cirúrgico.


Este conteúdo foi produzido por estagiários do curso de Medicina e de Enfermagem da UFMG, sob supervisão de professores do Departamento de Pediatria.