Púrpura Trombocitopênica Imune

É uma doença que se caracteriza pela destruição das plaquetas pelo próprio sistema imune. As plaquetas são células importantes no processo de coagulação inicial do sangue.

Manifesta-se pela presença de manchas roxas ou avermelhadas na pele (petéquias e equimoses) e, menos comumente, na mucosa oral ou nasal. Essas manchas são indicativas de sangramentos decorrentes da trombocitopenia, ou seja, diminuição do número de plaquetas. Ocorre principalmente na infância em ambos os sexos e, muitas vezes, aparece cerca de três semanas após uma infecção viral. Crianças com esses sintomas sempre devem ser atendidas por um médico, que realizará o diagnóstico por intermédio do exame clínico e laboratorial.

A maioria das crianças afetadas não necessita de tratamento medicamentoso, sendo que 80 a 85% dos casos se resolvem espontaneamente dentro dos primeiros seis meses de diagnóstico. O mais alto risco de sangramento ocorre no primeiro mês de diagnóstico e, assim, deve-se limitar a atividade física da criança, não utilizar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e não vacinar neste período. Não há necessidade de internação, a não ser nos casos de sangramentos graves.

Imagem disponível em: http://bit.ly/37HCNdT