Retinoblastoma

O retinoblastoma é o tumor ocular mais comum na infância. Ele afeta as células da retina, parte do olho responsável pela visão, e pode acometer um ou ambos os olhos. Na maioria das vezes ocorre antes dos 5 anos.
Os sintomas vão depender da localização e tamanho do retinoblastoma. O sintoma mais comum é a presença de um reflexo brilhante/esbranquiçado no olho. Esse reflexo pode ser melhor percebido em fotos, quando a luz do flash bate sobre os olhos. As crianças também podem apresentar:
- Estrabismo (olho vesgo);
- Fotofobia (sensibilidade à luz);
- Dor e inchaço nos olhos;
- Sangramento de alguma parte do olho;
- Proptose (olhos esbugalhados);
- Perda da visão;
- Heterocromia (olhos de cores diferentes);
- Glaucoma;
Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maiores serão as chances de preservar a visão da criança que apresente o tumor. O teste do olhinho, realizado logo após o nascimento, permite suspeitar da existência de tumor, o diagnóstico será confirmado com exame de fundo de olho. É importante que se realize o teste do olhinho regularmente até os 5 anos. Além disso, os pais devem se atentar para qualquer alteração nos olhos do filho, buscando ajuda médica quando necessário.
O tratamento dependerá da extensão do tumor. Quando pequeno pode ser tratado com métodos especiais que permitem que a criança continue a enxergar normalmente. Em casos mais avançados pode ser necessário retirar o olho e a criança pode precisar de quimioterapia e/ou radioterapia.