Rotavírus

Rotavírus é um dos vírus que causam diarréia grave em crianças. Os sintomas são febre e vômitos, seguidos de diarreia líquida por aproximadamente cinco a sete dias, podendo causar desidratação grave.

No Brasil, a vacinação contra o rotavírus é oferecida pelo SUS em duas doses, por via oral: a primeira aos dois meses de idade (máximo três meses e quinze dias) e a segunda aos quatro meses (máximo sete meses e vinte e nove dias), sendo que não devem ser tomadas fora desses prazos.

O diagnóstico é feito a partir da avaliação do médico. Para o tratamento, é indicado repouso e reidratação.

O vírus é transmitido de uma pessoa para outra pelo ar, alimentos, água e brinquedos contaminados. Portanto, a higiene é fundamental. Deve-se sempre lavar as mãos depois de ir ao banheiro- é importante ensinar esse hábito às crianças- e de trocar fraldas, e antes de preparar os alimentos e amamentar. Vale lembrar que o aleitamento materno aumenta a resistência dos bebês contra diarreia, um dos motivos para evitar o desmame da criança antes dos seis meses de idade.

Para saber mais acesse: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/rotavirus

Imagem retirada de https://saude.to.gov.br/vigilancia-em-saude/doencas-transmissiveis-e-nao-transmissiveis-/doencas-de-veiculacao-hidrica-e-alimentar-dvha/agravos/rotavirus/