Sapinho em bebês

O sapinho, cientificamente chamado de candidíase ou monilíase oral, corresponde a uma infecção na boca causada pelo fungo Candida albicans, que é mais comum em bebês com menos de seis meses devido à baixa imunidade. O que caracteriza essa doença são placas brancas difíceis de remover, áreas vermelhas (erosões) e ulcerações (semelhantes à aftas) no interior da boca. Além disso, é frequente sintomas como choro constante e dificuldade para se alimentar. 

Esse fungo faz parte da flora biológica. Várias pessoas têm ou estão em contato com alguém que tenha. Quando a imunidade está boa, ele não se manifesta. No entanto, se a imunidade diminui, a pele fica mais frágil e suscetível à infecção. Além disso, o uso prolongado de antibióticos pode favorecer a proliferação do fungo que tem preferência por locais mais úmidos, e por isso também pode ocorrer na região de fraldas (monilíase perineal). 

Para evitar essa doença, algumas medidas de higiene podem ser adotadas:

  • Higienizar todos os objetos que entrem em contato com a boca do bebê (mamadeiras e chupetas, locais em que o fungo pode se proliferar);
  • Lavar as mãos sempre após o contato com o bebê;
  • Suspender alimentos com açúcar, pois pode aumentar a proliferação do fungo.

Na suspeita de sapinho no bebê é importante consultar o pediatra para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, que normalmente é feito com um antifúngico líquido.