Síndrome de Cushing

A Síndrome de Cushing ocorre devido à exposição prolongada a níveis elevados de corticoides. Essa exposição pode ser causada por uso de medicações (corticóides são usados em alergias, asma, doenças reumatológicas e outras) ou por produção excessiva do hormônio cortisol pelo próprio corpo. As causas onde ocorre o  aumento da produção de cortisol pelo organismo são pouco frequentes, sendo o uso exagerado de medicamentos a principal causa da doença na pediatria. 

Os níveis elevados do hormônio cortisol no sangue levam ao aparecimento de algumas características da doença com o acúmulo de gordura na região abdominal e no rosto, que também é conhecido como face em forma de lua de cheia, os braços e pernas, ao contrário, ficam finos e há fraqueza muscular. Além disso, há outros sinais e sintomas que também podem estar relacionados com essa síndrome:

– Estrias largas e vermelhas na barriga;

– dificuldade para cicatrizar feridas;

– pele mais oleosa e com tendência à acne.

Em adolescente pode cursar com alterações na menstruação, aparecimento de pelos na face das meninas, ou mesmo a puberdade precoce.

Assim, na presença desses sinais e sintomas, nunca interromper o uso do corticoide de forma abrupta, sem orientação médica. Lembre-se de conferir se está tomando a dosagem correta da sua medicação. É muito importante  uma consulta para que sejam avaliados os exames e tratamento adequado.