Síndrome de Turner

A síndrome de Turner é uma condição genética em que a menina nasce com um cromossomo sexual X (material genético que determina o sexo dos indivíduos) ausente ou incompleto.
Na infância, os sintomas incluem: pescoço e peito largos, aparência de mamilos afastados, estatura abaixo da média, unhas convexas (viram para cima), mandíbula pequena, orelhas de implantação baixa, dificuldades de aprendizagem, dentre outras.
Na adolescência, as manifestações principais são baixa estatura, atraso e anormalidades no desenvolvimento de características sexuais femininas, como as mamas e ovários. Essas meninas têm risco maior de isolamento social e ansiedade, portanto é preciso ficar atento ao desenvolvimento psicossocial.
Além disso, problemas cardiovasculares e malformações renais são muito comuns e, por isso, a avaliação médica é extremamente importante. Para crianças com essa síndrome é muito importante a abordagem multidisciplinar: avaliação nutricional, psicológica, abordagem cirúrgica para os casos em que se observam malformações associadas; aconselhamento genético, entre outros.
Referência bibliográfica:
Tratado de pediatria – Nelson
Fonte da imagem: http://biophiliaiph.blogspot.com/p/sindrome-de-turner-mutacao-cromossomica.html