Sintomas gripais em crianças
Com sistemas imunológicos em formação, as crianças ficam doentes com muita frequência, tendo até 8 infecções de vias aéreas ao ano. Os sintomas gripais são causados por infecções virais, mais frequentes no outono-inverno. Inicialmente, pode ser difícil diferenciar gripe, resfriado, covid, alergia, bronquiolite, porque os sintomas são semelhantes.
Os sintomas gripais são: coriza, congestão nasal, febre, dor de garganta, tosse e espirros. Diarreia também é comum e dura cerca de 5 dias.
Algumas características clínicas que auxiliam na diferenciação entre resfriado, gripe e COVID-19 são:
- Resfriado: infecção mais branda na qual a febre é baixa.
- Gripe: febre alta, dor intensa no corpo e cansaço.
- Covid-19: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço extremo, por cerca de 10 dias. Pode haver dificuldade respiratória em casos mais graves.
Independente do quadro, se recomenda que a criança não saia de casa, evitando a escola e contatos com outras crianças. A maioria dos casos serão tratados com hidratação, antitérmicos e lavagem nasal com soro.
O esquema vacinal completo, para gripe, covid, pneumonia etc, é importantíssimo, tanto para as crianças, quanto para as gestantes, já que anticorpos protegem o recém nascido. Além disso, alimentação saudável, atividade física e hidratação adequada ajudam a manter a saúde e a imunidade.
Deve-se ficar atento a sinais e sintomas que indiquem piora:
- Respiração difícil ou rápida
- Desconforto ou esforço respiratório;
- Saturação de oxigênio menor que 95%;
- Desidratação ou perda de apetite grande
- Febre > 38,5°C ou que não melhora
- Rosto ou lábios azuis ou arroxeados.