Solitária

Solitária é o nome popular dos vermes Taenia solium e Taenia saginata, causadores da teníase. Esses vermes são transmitidos ao homem por meio do consumo de carne crua ou mal passada, de origem suína e bovina que estejam contaminadas. Portanto, para evitar a teníase é importante consumir carnes somente bem passadas e bem cozidas.

As crianças se infectam ao ingerirem o cisticerco – larva do verme – conhecida popularmente como “canjiquinha da carne” . Quando chega ao intestino, a larva se transforma na forma adulta. O verme, ao crescer no intestino da criança, consome nutrientes provenientes da  sua alimentação, o que pode causar atraso em seu desenvolvimento. Não existem sintomas típicos da infecção. São relatados fadiga, dor de cabeça, dor abdominal, perda de peso, diarréia e/ ou constipação. Uma forma de perceber a presença do verme é a eliminação de pequenas partes dele nas fezes da criança, ou até mesmo nas roupas íntimas.

O diagnóstico da teníase é feito pelo exame parasitológico de fezes e o tratamento com medicações anti-parasitárias específicas.