Terapia ocupacional

A terapia ocupacional (TO) é uma metodologia de atenção em saúde, que inclui o paciente, a família e a comunidade. Aborda as atividades de autocuidado e reabilitação, tratando limitações motoras, sensoriais, cognitivas e psicossociais. Ao contrário da fisioterapia, que abrange a força muscular e a amplitude de movimento das articulações, a terapia ocupacional enfoca as atividades de vida diárias (AVDs), como se alimentar, vestir, tomar banho e ir ao banheiro.

A TO se inicia a partir de um encaminhamento médico e, geralmente, em pediatria, ele ocorre devido a atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor e com os objetivos principais de desenvolver autonomia e melhorar a qualidade de vida da criança. Portanto, é muito importante que os pais estejam atentos a diversos sinais, como a dificuldade para engatinhar, andar, escrever, manusear o lápis, dentre outros.

Além disso, terapeutas ocupacionais também podem avaliar as interações no domicílio e na comunidade do paciente e fazer recomendações para que as atividades de autocuidado sejam realizadas com segurança.