Tinea pedis (pé de atleta)

A Tinea Pedis é uma doença dermatológica (que afeta a pele) muito comum em países de climas quentes e úmidos. É causada por fungos que se alimentam de queratina presentes na região plantar dos pés e entre os dedos. 

A transmissão pode ser  direta (de homem para homem, de animal para homem e da terra para o homem) ou indireta, por meio de materiais contaminados com escamas de pele parasitadas pelos fungos.

Os sintomas presentes no paciente infectado incluem: vermelhidão, hiperceratose (formação de calos), descamação dos pés, coceira e, em alguns casos, vesículas, bolhas e úlceras entre os dedos. 

Um fator de risco para o desenvolvimento da Tinea Pedis é a sudorese plantar associada ao uso de sapatos fechados.

Para impedir o crescimento do fungo é preciso manter os pés secos e limpos a maior parte do tempo e limpar os sapatos com produtos antifúngicos, como desinfetantes. 

O tratamento é simples e deve ser precoce para evitar extensão do quadro e contaminação de outras pessoas que convivem próximo ao paciente afetado. Assim, é necessário procurar um médico que irá decidir o melhor tratamento e, caso for preciso, qual medicação é a mais eficiente de acordo com cada caso.