Transtorno de Aprendizagem Específico

São transtornos que causam discrepâncias entre o potencial e os níveis reais de desempenho escolar. As principais características são: deficiências acadêmicas (notas baixas, queixas dos professores e atrasos no aprendizado), deficiências em funções executivas (atrasos de linguagem, atenção e compreensão) e problemas de comportamento (principalmente relacionados ao ambiente escolar).

Os transtornos de aprendizagem envolvem deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações. Portanto, os transtornos de aprendizagem um grupo de várias doenças como: dislexia, discalculia (comprometimento da expressão matemática), afasia anômica (dificuldade para recordar palavras) e entre outras.

Para fazer o diagnóstico, uma avaliação multiprofissional é necessária, sendo fundamental que sejam feitas avaliações médicas, psicológicas, intelectuais, educacionais, de fala e linguagem.

O tratamento consiste primeiramente na abordagem educacional, ou seja, por meio de medidas educativas, como por exemplo adaptação da forma de ensino. Mas também pode envolver a participação de médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais trabalhando em conjunto.

Por fim, é importante enfatizar que não podemos estigmatizar a criança ou desacreditar do potencial dela, evitando, assim, o risco de preconceito dos pais, profissionais de educação e da familia. Além disso, entender o que é o transtorno de aprendizagem geral é fundamental para para oferecer a assistência certa para as crianças que o enfrenta, mas também para que toda familia, corpo doscente e a própria criança entendam como ajudar a solucionar ou manejar essa questão da melhor maneira possível.

Referências:

  • National Center for Educational Statistics: Students with disabilities. In The Condition of Education 2021.
  • Lund JI, Toombs E, Radford A, et al: Adverse childhood experiences and executive function difficulties in children: A systematic review. Child Abuse Negl 106:104485, 2020. doi: 10.1016/j.chiabu.2020.104485