Transtorno Desafiador Opositor (TDO)

 O transtorno psicológico é caracterizado com condutas recorrentes de comportamento negativo, desobediente e desafiador contra autoridades ou instituições, é descrito no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) como Transtorno de Comportamento Disruptivo. Tem início na pré-escola até o ensino médio e necessita de, no mínimo, seis meses com os sintomas para ser diagnosticado. Os sintomas apresentados são comportamentais e interferem no funcionamento da criança e nas suas capacidades sociais, atitudes como acusar terceiros por seus próprios erros, discutir com adultos, irritabilidade fácil e frequente, desafiar regras e apresentar sentimentos de aversão são manifestações do transtorno.

No processo de aprendizagem dessas crianças, é necessário práticas psicopedagogas para o ensino de forma lúdica e é de extrema importância o trabalho interprofissional entre professores e psicólogos para o desenvolvimento pleno da criança.

É importante ressaltar que o TDO também causa sofrimento psíquico para a criança. Logo, não é adequado que se use castigos, brigas e violência para corrigir ou reprimir o comportamento da criança. 

Por fim, o tratamento do Transtorno desafiador opositivo é dado pelo acompanhamento adequado da criança e da família por terapeutas e especialistas da área.