Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Durante o desenvolvimento, algumas crianças podem se apresentar agitadas e desatentas. Na maioria dos casos, este modo de agir deve-se apenas à imaturidade e se resolve com o tempo. Porém, quando a criança atinge os quatro anos de idade, e tais comportamentos permanecem frequentes, provocando prejuízos, por exemplo, em casa, na escola ou em outros locais, por mais de seis meses, é pouco provável que se resolvam espontaneamente.

O TDAH é caracterizado por um padrão persistente de sintomas de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade, que compromete de forma significativa a vida do indivíduo. Ele acomete cerca de 3 a 5% das crianças em idade escolar e geralmente persiste na idade adulta, sendo mais frequente nos meninos.

Alguns sinais desse transtorno são:

● Falta de persistência para completar atividades que envolvam o raciocínio

● Mudança de uma tarefa para outra sem completar nenhuma das duas

● Realização de movimentos excessivos do corpo, de maneira desordenada

● Apresentação frequente de atitudes imprudentes e impulsivas

Nesses casos, deve-se procurar um profissional de saúde para avaliar a possibilidade de TDAH. Em médio e longo prazo, crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar dificuldades no desempenho acadêmico, nas interações interpessoais e autoestima baixa. Daí a enorme importância do tratamento, que consiste em intervenções em vários campos – incluindo educativas, comportamentais e medicamentosas – para melhoria dos sintomas deste transtorno, do comportamento e das interações sociais.

Este conteúdo foi produzido por estagiários do curso de Medicina e de Enfermagem da UFMG, sob supervisão de professores do Departamento de Pediatria.