Vacina tetraviral

A tetraviral é uma vacina atenuada que protege contra o sarampo, a caxumba, a rubéola e a varicela. Ela é prevista no Plano Nacional de Imunizações (PNI) aos 15 meses de idade, como um reforço da vacina tríplice viral dada aos 12 meses, acrescida da varicela, sendo disponibilizada na Unidade Básica de Saúde (UBS). É importante destacar que, no setor privado, a vacina está disponível a partir dos 12 meses de idade.

Para realização da vacinação, deve-se comparecer à UBS portando identidade e a carteira de vacinação da criança, sendo o procedimento realizado em poucos minutos.

Efeitos adversos graves são raros, sendo mais comum a apresentação de eventos leves, como febre e reações no local de aplicação, como dor, inchaço e vermelhidão. Caso sintomas de efeitos adversos graves ou persistentes se prolonguem por mais de 24 a 72 horas, o serviço de vacinação utilizado deve ser notificado.


Este conteúdo foi produzido por estagiários do curso de Medicina e de Enfermagem da UFMG, sob supervisão de professores do Departamento de Pediatria.