Visão – Acuidade Visual

Acuidade visual representa a capacidade de ver as coisas com nitidez, boa diferenciação de formas, cores e tamanhos. Em crianças que já falam, o teste de acuidade visual é realizado com  letras ou símbolos padronizados de diferentes dimensões. Um dos recursos mais utilizados é a tabela formada por diversas linhas de letras que vão reduzindo de tamanho. Nesses testes, deve-se identificar as letras ou símbolos a certa distância, o que determinará a acuidade visual. Em crianças que ainda não falam, o médico avalia a sua capacidade de fixação e de movimentar os olhos seguindo um objeto.

A avaliação oftalmológica começa ao nascimento com o teste do olhinho. Esse exame deve ser feito nos primeiros 30 dias, sempre antes da alta da maternidade. Além disso, todas as crianças devem fazer o teste de acuidade visual pelo menos aos 4 anos de idade e ao ingressar na primeira série. Este teste pode ser realizado por qualquer médico e a criança só deve ser encaminhadas ao oftalmologista se apresentar alguma alteração nesse exame ou queixas visuais.

De acordo com a OMS, existem cerca de 1,4 milhão de crianças com deficiência visual no mundo. Desse modo, o diagnóstico precoce de doenças oftalmológicas e um tratamento rápido, caso seja identificada alguma alteração, podem permitir que a criança tenha uma melhor qualidade de vida. Para mais informações, consulte os documentos abaixo:

Caderneta da Saúde da Criança: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/agosto/17/caderneta-2018-menino.pdf

Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/Oftalmologia-na-ABS-2016.pdf

Imagem disponível em: http://bit.ly/2Lk1jsU