Vitiligo

Vitiligo é uma doença não contagiosa caracterizada pela perda de coloração da pele. Ocorre devido à diminuição ou ausência de melanina (pigmento que dá cor à pele). As causas desse fenômeno ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que estão relacionadas à fatores genéticos e autoimunes.

Fonte da imagem: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Seu aparecimento é comum na infância, até mesmo nos primeiros meses de vida, sendo que 50% dos casos iniciam-se antes dos 20 anos e 25% antes dos 10 anos de idade.

Além das manchas brancas na pele, não são comuns outros sintomas. Alguns pacientes relatam sensibilidade e dor na área afetada. É importante estar atento ao impacto psicossocial, principalmente na autoestima das crianças acometidas e na possibilidade de bullying.

O diagnóstico é feito pelo dermatologista, que irá determinar o tipo de vitiligo, investigar se há alguma doença autoimune associada e indicar o tratamento mais adequado.

Ainda não há uma cura para essa doença. O tratamento é feito de modo a recuperar parcialmente a pigmentação da pele e evitar o crescimento da área acometida.