Pesquisadoras da Faculdade são premiadas no Congresso Brasileiro de Psiquiatria


03 de novembro de 2021 - , ,


A equipe do Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde (NAVES) da Faculdade de Medicina da UFMG foi premiada com os primeiros lugares dos prêmios de melhor tese e melhor tema livre no XXXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. O evento aconteceu presencialmente em Porto Alegre entre os dias 6 e 9 de outubro, com psiquiatras do Brasil e do exterior e foi organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria. 

A pesquisadora Julia Machado Khoury ganhou o prêmio após apresentar seu trabalho de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da UFMG, intitulado “Caracterização dos aspectos neuropsicológicos e fisiológicos da dependência de smartphone”. O doutorado foi feito sob orientação do professor do Departamento de Saúde Mental (SAM), Frederico Garcia, com co-orientação da professora Maila Castro, também do SAM.

A aluna de iniciação científica e pesquisadora do NAVES, Flavia Megda Garcia, levou o tema de melhor tema livre com o trabalho “Suicidalidade no contexto de desastres – Dados de Mariana, Minas Gerais”. Foi a primeira vez que o prêmio foi atribuído a uma aluna de graduação, visto que usualmente ele é concedido a alunos de pós-graduação ou residentes. 

O professor Frederico Garcia se mostrou contente com o resultado das premiações, que deram destaques aos trabalhos do grupo de pesquisa. Ele destaca o importante papel exercido pelas mulheres na pesquisa e que ficou muito feliz com a consagração de suas duas alunas. A professora Maila acredita que os prêmios são o resultado de um árduo trabalho do grupo de pesquisa NAVES, sempre com o objetivo de melhorar a vida das pessoas através da produção de conhecimento cientificamente embasado.

Foto: arquivo pessoal.

Com informações do Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde