Políticas urbanas podem reduzir mortes no trânsito

Pesquisa teve participação de professora da Faculdade de Medicina da UFMG.


23 de fevereiro de 2022 - ,


Foto: Vander Bras/PBH

Um estudo publicado recentemente no The Lancet Planetary Health concluiu que políticas de desenvolvimento urbano têm potencial para reduzir as mortes trânsito na América Latina e em cidades de todo o mundo. O estudo, desenvolvido por investigadores do projeto Saúde Urbana na América Latina (SALURBAL), mostrou que a mortalidade no trânsito é menor em cidades que contam com um sistema BRT ou metrô/trem, que apresentam maior densidade populacional, maior adensamento urbano, e maior PIB per capita.

“Nossas conclusões sugerem que as cidades mais adensadas, com blocos ou quarteirões menores, melhor conectividade no transporte e opções eficientes de transporte público podem melhorar a segurança e reduzir a mortalidade no trânsito”, diz o Dr. Alex Quistberg da Drexel Urban Health Collaborative, investigador responsável pelo estudo.

Este estudo também demonstrou que existe uma variação substancial nas taxas de mortalidade no trânsito em cidades da América Latina, de vários países. No Chile, por exemplo, o estudo encontrou a cidade com a menor de mortalidade no trânsito (7,6 por 100.000 pessoas), enquanto que no Peru, uma cidade com a taxa mais elevada (66,6 mortes por 100.000 pessoas).

No Brasil, onde foram incluídas 152 grandes áreas metropolitanas, essas taxas variaram de 11,64 a 48,24/100.000 pessoas. Na grande área metropolitana de Belo Horizonte a taxa no período foi de 17,56/100.000 habitantes (31ª entre as cidades brasileiras). A lista de todas as áreas urbanas por país encontra-se no suplemento do artigo.

“Até onde sabemos, este é o primeiro estudo a examinar a mortalidade no trânsito em relação às características do ambiente construído nas cidades e países da América Latina”, diz Ana Diez Roux, da Escola de Saúde Pública da Universidade Drexel Dornsife, investigadora principal do estudo SALURBAL. “A maior parte das investigações sobre segurança no trânsito é realizada em países de alta renda. Esperamos que este estudo possa fornecer informações e conhecimentos importantes aos gestores públicos em países de baixa e média renda não só na América Latina,
mas também no mundo”.

As cidades que procuram melhorar a segurança e reduzir as mortes no trânsito devem considerar mudanças no planejamento urbano, desenho de ruas, e opções de transporte público, em contraposição a concentrar esforços apenas em ações direcionadas a comportamentos individuais do condutor, ciclista, ou pedestre.

Salurbal

O projeto Saúde Urbana na América Latina (SALURBAL) é um projeto de investigação que visa estudar como as políticas urbanas e o ambiente afetam a saúde das pessoas habitantes das cidades da América Latina. Os resultados deste projeto servirão de referência para informar futuras políticas e intervenções para tornar as cidades mais saudáveis, mais equitativas, e sustentáveis em todo o mundo. O SALURBAL é financiado pela Wellcome Trust.

Além de Quistberg e Diez Roux, a autoria deste estudo inclue Philipp Hessel (Colômbia), Daniel Rodriguez (EUA), Olga L. Sarmiento (Colômbia), Usama Bilal (EUA), Waleska Teixeira Caiaffa (Faculdade de Medicina da UFMG – Brasil), J. Jaime Miranda (Peru), Maria de Fátima de Pina (Brasil), e Akram Hernandez-Vasquez (Brasil).


Com Salurbal