Ponto de Encontro ensina exercícios de alongamento para fazer no trabalho


21 de novembro de 2019 - , ,


Educador físico Luiz Nelson (á direita) e professor Luiz Sérgio Silva (à esquerda). Foto: Carol Morena.

Não há dúvidas de que a prática de atividade física é benéfica à saúde. E é exatamente por esse mesmo motivo que ela também deve estar presente no ambiente de trabalho. Assim, é possível prevenir lesões por esforços repetitivos e doenças ocupacionais e ter maior qualidade de vida. Para orientar sobre exercícios e alongamentos que podem ser feitos durante o expediente, o Ponto de Encontro – projeto institucional da Gestão de Pessoas da Faculdade de Medicina da UFMG – promoveu nesta quinta-feira, 21 de novembro, uma oficina para os colaboradores da Instituição.  

“Não precisa de muito espaço e nem de parar o trabalho para fazer exercícios e alongamentos. É na hora que o corpo chamar”, ressalta o professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Luiz Sérgio Silva, um dos organizadores do projeto.

O professor, que já atuou como médico do trabalho na UFMG, atendendo servidores, comenta que a oficina foi direcionada para o ambiente de trabalho próprio da Faculdade. “Como atuei como médico da UFMG, conheço as principais queixas. Por isso, trouxemos uma proposta para esse ambiente de trabalho e que é um pouco diferente da ginástica laboral, pois não é preciso parar, a pessoa pode fazer no próprio local”, conta.

Alongamento para o ombro. Foto: Carol Morena:

A oficina foi conduzida pelo educador físico Luiz Nelson, que enfatizou a importância dos exercícios e alongamentos durante a expediente e também em outros momentos do dia. Para quem não pode participar da oficina, o educador físico dá três dicas de alongamentos:

1 – Alongamento lombar e contração do glúteo:  de pé, apoiar a mão acima do quadril, contrair a musculatura do glúteo, e inclinar a parte superior para trás. Não se inclina a ponto de sentir dor.
2 – Rotação do pescoço: fazer uma rotação completa do pescoço sobre os ombros de forma lenta, em um sentido e depois no outro.
3 – Alongamento para o ombro: com o braço estendido, levá-lo até a linha do ombro com o apoio da mão no cotovelo. (Ver exemplo na imagem logo acima). 

Confira a galeria de imagens:

(fotos: Carol Morena)

Ponto de Encontro

O Ponto de Encontro visa atender às demandas e dificuldade emocionais relacionadas ao ambiente de trabalho dos funcionários, servidores e terceirizados da Instituição. No dia 29 deste mês, o projeto oferece o serviço de auriculoacupuntura ─ técnica de acupuntura em que são realizados estímulos em pontos específicos das orelhas. Segundo informou a Gestão de Pessoas, as vagas para esse serviço estão esgotadas. Mas as inscrições, gratuitas, continuarão abertas para a lista de espera.

Além das ações em prol da saúde mental, oferece também um espaço de escuta com o objetivo de diminuir questões de conflito e doenças mentais. Aqueles que desejam utilizar do serviço, podem procurar a Gestão de Pessoas pelo e-mail spessoal@medicina.ufmg.br ou pelo telefone 3409-9661.

O Ponto de Encontro é ainda um espaço em construção e recebe sugestões dos funcionários e colaboradores da Faculdade por meio da página do projeto.

Serviço:
Ponto de Encontro
Local: Faculdade de Medicina, Térreo, Sala 005
Telefones: 3409-8053 / 3409-9745
Email: pontodeencontro@medicina.ufmg.br
Site: https://www.medicina.ufmg.br/pontodeencontro/