Projetos de inteligência artificial na saúde são apresentados em live

Webconferência do Saber recebeu Nivio Ziviani, professor Emérito do DCC/UFMG, para conversa sobre tecnologia e saúde.


10 de setembro de 2020 - , ,


A quarta Webconferência do Saber recebeu o professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Nivio Ziviani, nesta quarta-feira, 9 de setembro, para palestra sobre inteligência artificial (IA) aplicada na saúde. O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do Youtube da Faculdade de Medicina da UFMG.

Promovido pelo Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia (OFT), evento abordou conceitos da IA e apresentou projetos da Kunumi, start-up gerada na UFMG e que tem a Universidade como uma das acionistas. A moderação foi feita pelo chefe do OFT, professor Márcio Nehemy.

Confira a íntegra do evento:

A Webconferência do Saber – “Inteligência artificial e a Medicina do século XXI” é a quarta edição da série de lives promovidas pela Faculdade de Medicina com expoentes da saúde, onde os 12 departamentos da Instituição discutirão os temas mais atuais de suas áreas.

Tecnologia

No evento, o professor Nivio colocou a IA no mesmo lugar que a eletricidade e o motor à combustão elétrica, à seu tempo, como tecnologias disruptivas. “Tecnologias de propósito geral são pervasivas, entram no nosso cotidiano, tem capacidade de evolução e geram inovações complementares. A IA é a tecnologia de propósito geral do momento”, explica.

Abordando aspectos filosóficos, ele explica que, enquanto na computação clássica a programação deve ser toda feita por cientistas de dados, o aprendizado de máquina – ou machine learning (em inglês) – pode trabalhar com mais dados, variáveis e se adaptam com o tempo. “É uma solução a partir dos dados”, explica.

Entre os projetos da Kunumi apresentados estão o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, protocolos de internação para UTI e testes de covid-19 utilizando hemogramas. Em todos os casos, a tecnologia auxilia o médico na tomada de decisão, mas é o profissional que está no comando. “O dado clínico junto a IA potencializa o algoritmo e o aprendizado de máquina, então conseguimos cada vez mais precisão e assertividade”, afirma.

Conferencista

Nivio Ziviani é Professor Emérito do Departmento de Ciência da Computação da UFMG e Cofundador e Diretor de Pesquisa da Kunumi. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Cientifico na classe Grã Cruz. Recebeu o prêmio Mérito Científico 2011 da Sociedade Brasileira de Computação. Seus principais tópicos de pesquisa são algoritmos, recuperação de informação e aprendizado de máquina.

Como empreendedor, se notabilizou pela criação da Akwan Information Technologies, em 2000, comprada pelo Google em 2005. Resultado da operação, o centro de pesquisa e desenvolvimento para América Latina da empresa de tecnologia funciona até hoje em Belo Horizonte.

Confira a série de lives:

Webconferências do Saber #1: Medicina na Contemporaneidade
Webconferências do Saber #2: A tísica na história do homem – Os pulmões ardentes na Medicina
Webconferências do Saber #3: Saúde 4.0: A Inteligência Artificial no Cuidado da Saúde