‘Receitas milagrosas’ para emagrecimento podem ser perigosas

Segundo especialista convidado do Saúde com Ciência desta semana, alguns produtos naturais podem ser tóxicos para o organismo


26 de dezembro de 2022 - , , ,


*Eduarda Sperandio

Durante as festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo, algumas pessoas exageram nas comidas ou bebidas. Por causa disso, após as confraternizações, parte delas recorre a ‘receitas milagrosas’ que prometem perda de peso rápido e aumento da energia apenas com componentes naturais.

Todavia, estes medicamentos naturais, como chás de ervas em alta dosagem, pílulas do emagrecimento ou ‘garrafadas verdes’, são vendidos sem prescrição médica ou regularização de agências sanitárias, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e podem apresentar riscos à saúde do paciente.

De acordo com o médico clínico, gastroenterologista do Hospital das Clínicas das UFMG e convidado do Saúde com Ciência desta semana, Gabriel Nino, nem tudo natural é necessariamente é saudável. Há produtos com toxicidade hepática e renal.

“Existe tudo na dosagem certa, na composição correta. E estamos vendo no mercado substâncias que são sabidamente prejudiciais”, afirma Gabriel.

De acordo com o especialista, o consumo de vegetais e frutas in natura são excelentes para realizar uma reposição eletrolítica após uma noite de comemorações.

Soluções de eletrólitos servem para restaurar os fluidos corporais após perda ou aumento da demanda. Ou seja, após exageros, o ideal é que se faça uma reposição eletrolítica.

A importância do equilíbrio

Com isso, vale ressaltar a importância do equilíbrio para a preservação da saúde. Conforme Gabriel Nino, é necessário que o paciente possua consciência durante as festas de fim de ano e procure comer e beber respeitando seu limite pessoal.

No caso de exageros, o indicado é se hidratar ao máximo, realizar exercícios físicos habituais e consumir alimentos saudáveis.

“Não existe solução milagrosa. Um suco de laranja batido com couve ou outros vegetais são excelentes. Mas tome cuidado com ‘receitas milagrosas’, pois, às vezes, acabamos prejudicando nosso organismo”, conclui Gabriel.

Saúde com Ciência

O programa de rádio Saúde com Ciência desta semana aborda os excessos nas festas de fim de ano e o refluxo, com foco nos sintomas, diagnósticos, tratamentos e no equilíbrio para a conservação da saúde.

Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.

*Eduarda Sperandio – estagiária de jornalismo

Edição: Giovana Maldini