Roda de conversa aborda sofrimento psíquico da população negra e indígena

15 de maio de 2023 - , ,

A Comissão Permanente de Enfrentamento ao Racismo (CPER) da Faculdade de Medicina UFMG promove a roda de conversa “Saúde mental e democracia: sofrimento psíquico da população negra e indígena”. O evento será realizado no dia 17 de maio, às 11h, na sala 333 (3º andar da unidade).

A iniciativa conta com apoio do Grupo de Estudos de Negritude e Interseccionalidades (GENI) e do coletivo Ocupação Psicanalítica. A roda faz parte da 11ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG.

Não é necessário fazer inscrição prévia para o evento.

CPER

A CPER iniciou seu trabalho em julho de 2020. A comissão é composta por estudantes negras e negros do GENI, estudantes indígenas, técnicos administrativos da Faculdade de Medicina, professores dos cursos da Unidade e representação estudantil, por meio dos Diretórios Acadêmicos.

O objetivo da Comissão é propor e acompanhar a aplicação de políticas e estratégias de combate ao racismo na instituição, a fim de garantir o compromisso histórico com a universidade pública, gratuita, inclusiva, de qualidade e diversa.

Semana de Saúde Mental

De 16 a 19 de maio, é realizada a 11ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG, com diversificadas atividades em diferentes espaços dos campi Pampulha e Saúde, em Belo Horizonte.

O evento é um convite à reflexão sobre “a transversalidade do tema”, como se explica no seu site, bem como sobre a importância de promovermos a agenda de luta e defesa da saúde mental em uma perspectiva de fortalecimento dos direitos humanos.

Neste ano, o enfoque recai sobre as relações entre saúde mental e democracia, tema que atravessa toda a programação, composta de atividades propostas pela própria comunidade da UFMG.

Ainda na programação, a Faculdade de Medicina promove o MedCine: Saúde Mental é democracia, com a exibição de dois filmes ao longo da semana.