Trabalho da CPER recebe Menção Honrosa no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

25 de outubro de 2022 - ,

Um trabalho da Comissão Permanente de Enfrentamento ao Racismo (CPER) da Faculdade de Medicina da UFMG recebeu Menção Honrosa durante o 30º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.

Intitulado “A experiência de uma comissão permanente de enfrentamento ao racismo em uma instituição de ensino superior pública em saúde”, a apresentação concorreu na categoria Oral da atividade de Sessões Comentadas.

O aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade e integrante da CPER, Ualisson Nogueira do Nascimento, apresentou o trabalho. A premiação ocorreu em 22 de outubro.

Os outros autores são: Stela Maris Aguiar Lemos, Marina Lúcia de Oliveira Nascimento, Bruna Maria Carvalho Silva, Julliane Santos Correia, Rodrigo da Silva Corrêa, Taís Cruz dos Santos, Tatiane Kelly Alves, Maria Cândida Ferrarez Bouzada e Elis Mina Seraya Borde.

O Congresso foi realizado em João Pessoa (PB), entre os dias 19 e 22 de outubro.

Foto: Arquivo pessoal.

CPER

A Comissão Permanente de Enfrentamento ao Racismo iniciou seu trabalho em julho de 2020. A comissão é composta por estudantes negras e negros do GENI, estudantes indígenas, técnicos administrativos da Faculdade de Medicina, professores dos cursos da Faculdade de Medicina e representação estudantil, por meio dos Diretórios Acadêmicos.

O objetivo da CPER é propor e acompanhar a aplicação de políticas e estratégias de combate ao racismo na instituição, a fim de garantir o compromisso histórico com a universidade pública, gratuita, inclusiva, de qualidade e diversa. Foram estabelecidos seis eixos iniciais de trabalho: Sensibilização da comunidade acadêmica sobre o racismo; Ações afirmativas e acesso à universidade; Planos de ensino e práticas de ensino; Permanência e bem-estar estudantil; Articulação institucional transversal com objetivo de combate ao racismo; Divulgação de conhecimentos sobre saúde, elaborados pela população negra e pelos povos indígenas.

Conheça mais sobre o trabalho que vem sendo realizado pela CPER: