Branquitude, formação médica e ações afirmativas são temas de evento na Faculdade de Medicina

Ação é promovida pela CPER e faz parte da programação do Novembro Negro UFMG 2022.

26 de outubro de 2022 - , ,

A Faculdade de Medicina participa do Novembro Negro UFMG com o debate “Privilégio para quem? Diálogos sobre branquitude, formação médica e ações afirmativas”. A ação será realizada no dia 3 de novembro, às 18h, na sala 062 (Amílcar Vianna). Não é necessária inscrição prévia.

O evento é promovido pela Comissão Permanente de Enfrentamento ao Racismo (CPER) da Faculdade de Medicina e conta com a participação do pesquisador Tiago Heliodoro Nascimento, que apresentará conclusões do seu trabalho de doutorado. A tese, intitulada “Entre a Medicina e a branquitude: as políticas de ações afirmativas em um ambiente de formação médica em Belo Horizonte”, observou, entre outros aspectos, como as políticas de ações afirmativas para pessoas negras nas Universidades públicas federais têm impactado o autorreconhecimento racial de pessoas brancas.

Tiago Heliodoro é historiador pela PUC Minas, mestre e doutor em Antropologia Social pela  UFMG. É autor do livro “O Direito em disputa: uma etnografia na Casa de Afonso Pena” (Letramento, 2019).

CPER

A CPER iniciou seu trabalho em julho de 2020. A comissão é composta por estudantes negras e negros do GENI, estudantes indígenas, técnicos administrativos da Faculdade de Medicina, professores dos cursos da Unidade e representação estudantil, por meio dos Diretórios Acadêmicos.

O objetivo da Comissão é propor e acompanhar a aplicação de políticas e estratégias de combate ao racismo na instituição, a fim de garantir o compromisso histórico com a universidade pública, gratuita, inclusiva, de qualidade e diversa.

Conheça mais sobre o trabalho que vem sendo realizado pela CPER: