Saúde com Ciência reprisa série Doenças na Copa


01 de julho de 2014


saudecomcienciaA seleção de futebol da Inglaterra já está eliminada da Copa do Mundo. Antes de desembarcar no Brasil, porém, um fato chamou a atenção do Saúde com Ciência: toda a delegação teve de se submeter a um tratamento preventivo contra a malária, doença transmitida pelo mosquito-prego que acometeu mais de 2,5 mil pessoas na capital do Amazonas só em 2013.

A situação incomodou os ingleses, já que um a cada dez pacientes costuma manifestar efeitos colaterais aos comprimidos, desde dores de cabeça a náuseas e diarreias. Como não existe vacina para a doença, o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Dirceu Greco, recomendou alguns cuidados básicos no último mês de abril: “Quando sair à tarde, não ficar saindo de bermuda, apesar do calor. Existem vários repelentes, em gel, spray, que na maioria das vezes funcionam muito bem”.

Segundo especialista, repelente em forma de spray é eficaz para evitar a malária. Foto: Reprodução

Segundo especialista, repelente em forma de spray é eficaz para evitar a malária. Foto: Reprodução

Ele também comentou o tratamento de prevenção: “A decisão de tomar medicamentos antes ou após surgirem sintomas vai depender de onde a pessoa está vindo. Provavelmente, eles já virão orientados”.

Dentre os sintomas iniciais da malária, estão febre intensa, dores no corpo, vômitos e falta de apetite. Segundo a professora Marise Fonseca, também  do Departamento de Clínica Médica, eles costumam se manifestar depois que o indivíduo retorna ao seu local de origem. “Por isso, os profissionais de saúde não se lembram de pensar em malária. E há uma forma da doença que pode ficar muito grave, que é a malária porplasmodium falciparum. Se você não faz um diagnóstico rápido e trata imediatamente, existe o risco de perder a pessoa”, alerta.

Para quem esteve em áreas tropicais, vale a atenção redobrada aos sintomas citados.

Tema da semana

Para saber mais sobre medidas preventivas na Copa, malária e outras doenças infecciosas, como febre amarela e o vírus ebola, confira a programação:

Ebola: rumo ao Brasil? – segunda-feira (30/06/14)

Sarampo durante a Copa – terça-feira (01/07/14)

Doenças tropicais: febre amarela e malária – quarta-feira (02/07/14)

Meningites bacteriana e viral – quinta-feira (03/07/14)

Medidas preventivas gerais – sexta-feira (04/07/14)

Sobre o programa de rádio

O Saúde com Ciência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. De segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h05, ouça o programa na rádio UFMG Educativa, 104,5 FM. Ele ainda é veiculado em 39 emissoras de rádio de Minas Gerais, Paraná e Estados Unidos. Também é possível conferir as edições pelo site do Saúde com Ciência.

*Notícia publicada anteriormente em 27 de junho de 2014