Segunda edição de curso sobre telessaúde mobiliza 11 países

Curso teve colaboração do Ministério da Saúde de países latino-americanos

18 de dezembro de 2019 - ,

Reunião de encerramento teve participação do professor Humberto José Alves, diretor da Faculdade. Foto: Carol Morena.

O Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes) realizou nessa terça-feira, 17 de dezembro, a reunião de encerramento da segunda edição do curso de formação em telessaúde. O curso é feito através da parceria entre a Faculdade de Medicina da UFMG, por meio do Centro, com 11 países da América Latina.

O projeto funciona com a colaboração de cada país participante na elaboração de aulas e fornecimento de tutores para acompanhar os inscritos. Os temas abordados foram os princípios básicos e o desenvolvimento em telessaúde, com carga horária de 120 horas, divididas em três módulos. A plataforma utilizada para a realização do curso, que ocorre à distância, foi fornecida pelo Cetes.

O curso teve o objetivo de capacitar profissionais de saúde e contou com a participação de 1.149 inscritos de nível superior e pós-graduados. Entre eles estão médicos, engenheiros, dentistas, enfermeiros e profissionais de Tecnologia da Informação. “Cada Ministério da Saúde indicou profissionais do seu país. São candidatos que atuam com telessaúde em hospitais, universidades e atenção básica do próprio Ministério”. Explicou Mônica Abreu, da Coordenação Geral do Cetes, sobre o funcionamento do processo de inscrição.

O primeiro módulo se trata de uma parte teórica sobre rede, conectividade e outras áreas. Já no segundo, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento da telessaúde em cada país. Por fim, o terceiro módulo é um trabalho final, em que cada participante elabora um artigo científico sobre o tema.

Ao todo, foram mais de 60 artigos científicos entregues na plataforma. Os melhores artigos serão publicados na revista do Cetes.