Seja Gentil: recicle – orienta ações no Campus Saúde

12 de maio de 2008

O assunto principal desta semana, dentro da programação do Mês da Gentileza, é Resíduos: responsabilidade individual pelo bem coletivo.

Na avaliação da professora Magda Bahia, coordenadora do Programa de Gestão de Resíduos da Faculdade de Medicina da UFMG, “o processo de reciclagem é sinônimo de desenvolvimento”, avalia: “Um povo civilizado recicla e trabalha bem os seus resíduos, utiliza apenas o necessário”.

A professora também ensina que a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos são soluções que permitem a redução do volume do lixo dispensado, além de contribuir para o bem-estar das pessoas que compartilham o mesmo ambiente. “O encaminhamento seguro e eficiente do lixo aumenta a proteção dos trabalhadores e preserva a saúde pública, os recursos naturais e o ambiente”, afirma.

Lixeiras

Para incentivar a ação, foi instalado, em frente à Biblioteca Baeta Vianna, do Campus Saúde, um conjunto de novas lixeiras, especiais. Elas são identificadas para a coleta seletiva de vidros, papéis e plásticos, além de uma destinada ao lixo comum (resíduos orgânicos, como frutas, restos de lanches, dentre outros). Em breve, outros conjuntos serão instalados em pontos estratégicos.

Os resíduos químicos merecem atenção especial. O gerente administrativo da Faculdade, Maurílio Elias, alerta às pessoas que geram esse tipo de resíduo para a necessidade de direcioná-los ao local correto no prazo necessário. “Há quem descarte vidros de resíduos químicos em lixeiras comuns, sem a devida identificação, e há também quem jogue restos, ainda que só um pouquinho, na pia”, alerta o gerente, que orienta ser o destino incorreto e “terrível para o Meio Ambiente”.

Caminhada ecológica e filmes

Dentro da proposta de “Seja gentil, recicle e descarte os resíduos de forma correta”, uma série de atividades foi organizada, com o apoio do Diretório Acadêmico da Fonoaudiologia.

Segundo Grazielle Martins Cardoso Machado, aluna do 6° de Fono, a participação de todos os estudantes da área de saúde é muito importante, uma vez que saúde e ambiente estão diretamente relacionados. “Essa conscientização precisa ser efetivada, dentro e fora da Universidade”, adverte.

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

DIA 13/5 – TERÇA-FEIRA
Mostra de filmes

DIA 14/5 – QUARTA-FEIRA
Estande de produtos reciclados, da Loja da Asmare

DIA 15/5 – QUINTA-FEIRA
OFICINA DE ORIGAMI, COM LÍVIA AGUIAR
Local: Hall da Faculdade de Medicina da UFMG
*Inscrições até o dia 14/5 (Quarta-feira) na ACS, sala 5.

DIA 18/5 – DOMINGO
Caminhada Ecológica
Local: Jardim Botânico da UFMG, no bairro Horto.
*Inscrições até o dia 16/5 (Sexta-feira), na ACS, sala 5. Os participantes ganharão um brinde.

Café Gentil homenageia Dia das Mães – 9 de maio de 2008

Maio é o mês da Gentileza na Medicina – 5 de maio de 2008