Evento do HC debate novidades no diagnóstico e tratamento do câncer de mama


03 de outubro de 2019 - , , ,


Para conscientizar a população da importância do cuidado à saúde, enfatizar a importância de a mulher conhecer as suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, durante todo o mês de outubro acontecem ações pelo mundo em alusão à campanha “Outubro Rosa”.  

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh debaterá sobre o tema no dia 11 de outubro, das 7h30 às 13h30, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, com a realização do seminário “Câncer de Mama: diagnóstico, tratamento e reabilitação”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através deste link.

Promovido pelo Serviço de Mastologia do HC-UFMG/Ebserh, a programação contará com temas que buscam divulgar conhecimentos sobre o rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. As palestras, mesas redondas e debates vão apresentar as novas atuações do serviço, formas de lidar com pacientes de alto risco, os tratamentos disponíveis e a multidisciplinaridade do assunto. “É muito importante alertar a população sobre os cuidados relacionados ao câncer de mama e evento, além de fazer esse alerta, evidencia como o Hospital das Clínicas atua no diagnóstico, tratamento e reabilitação dos pacientes com câncer de mama”, disse o chefe do Serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, o médico Gabriel de Almeida.

No Brasil, a cada ano, surgem, aproximadamente, 59 mil novos casos de câncer de mama. Ao ser detectada precocemente, a doença tem mais chance de cura, os tratamentos são menos agressivos e as taxas de sucesso, mais elevadas. Mas, para isso, é necessário atenção e acompanhamento constante da saúde das mulheres, buscando detectar qualquer sinal inicial da doença.

Atendimento no HC-UFMG

O atendimento no Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), é feito de forma integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). As pacientes chegam encaminhadas pelos mastologistas da Rede SUS ou pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Elas são atendidas em conjunto pelos médicos residentes e pelos preceptores. Os casos mais difíceis são apresentados em reuniões clínicas e as decisões são compartilhadas por todos os membros da equipe composta por mastologista, patologista, oncologista clínico, radioterapeuta, fisioterapeuta, psicóloga e enfermeira.

Serviço
Seminário: “Câncer de Mama: diagnóstico, tratamento e reabilitação”
Dia 11 de outubro, das 7h30 às 13h30
Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG


(Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG)