Síndrome do intestino irritável é comum em pacientes com fibromialgia

Manifestação intestinal pode auxiliar no diagnóstico da doença crônica


14 de fevereiro de 2023 - , ,


A fibromialgia, doença que causa dores por todo o corpo, pode ter outros sintomas e problemas relacionados. Entre eles, a síndrome do intestino irritável está presente em quase 60% dos pacientes diagnosticados com a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Mesmo que não haja uma relação de causa entre os dois distúrbios, a síndrome do colo irritável é quase uma manifestação clínica gastrointestinal da fibromialgia, como afirma a professora do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG, Fabiana Moura.

“Fisiopatologicamente, a gente também não entende completamente a síndrome do colo irritável. É como se fosse o sintoma do trato gastrointestinal associado a distúrbios do humor, à dificuldade de dormir. Do mesmo jeito que tem dor nos músculos, o paciente tem essa desorganização do intestino: ora fica preso, ora dá diarreia”, explica a especialista, que foi a convidada do Saúde com Ciência desta semana.

A fibromialgia é uma doença crônica, a qual o principal sintoma é uma dor difusa no corpo que não tem uma outra causa para justifica-la. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença atinge cerca de 2,5% da população mundial, ou seja, aproximadamente 200 milhões de pessoas.

Com a dificuldade de diagnosticar a fibromialgia, por não ter um exame específico, a síndrome do intestino irritável pode auxiliar na identificação da doença, por ser muito prevalente entre os pacientes. A professora ainda ressalta que o contrário também acontece. “Quando está pesquisando fibromialgia, a gente pergunta como está o intestino. E quando a gente está pesquisando síndrome do colo irritável, a gente pergunta se tem dor no corpo e se dorme bem”, completa.

No caso da designer Mohara Villaça, de 34 anos, o diagnóstico da síndrome veio antes de identificar a fibromialgia. A profissional chegou a pensar que o incômodo fosse causado por intolerâncias alimentares até descobrir o distúrbio.

“Eu não conseguia, às vezes, concentrar nas coisas porque eu sentia muita dor no abdômen. Inclusive, foi um dos sintomas que facilitou no diagnóstico de fibromialgia”, relata.

Outros sintomas associados à fibromialgia

Além da síndrome do intestino irritável, a fibromialgia possui outros sintomas relacionados que também ajudam no diagnóstico, como a fadiga. Isso está relacionado com o sono não reparador dos pacientes, ou seja, mesmo dormindo, eles sempre acordam cansados.

A fadiga pode se tornar um ciclo vicioso, já que, devido às dores intensas no corpo, os pacientes não descansam. E, devido a isso, eles não conseguem ter energia para fazer as tarefas do dia, o que pode se tornar um gatilho para a dor da fibromialgia começar.

“Quando a pessoa tem dor no corpo inteiro por mais de três meses, sem limitação da atividade diária, associada a um sono que não descansa, a gente pode pensar que isso seja fibromialgia”, conclui a especialista.

Caso perceba esses sintomas, procure um atendimento médico para que seja feito o diagnóstico correto.

Saúde com Ciência

O programa de rádio Saúde com Ciência desta semana vai explicar mais sobre a fibromialgia, os sintomas que estão associados, os tratamentos e mostrar como é conviver com as crises.

Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h. Também é possível ouvir o programa pelas principais plataformas de podcasts.