Faculdade inaugura o Terraço Alzira Reis

Pensado para ser um espaço de ambientação para a comunidade acadêmica, o espaço contou com doações de ex-alunos da instituição.

09 de novembro de 2023 - ,

Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG.

Na tarde da última quarta-feira, 8 de novembro, aconteceu a inauguração do Terraço Alzira Reis, no quarto andar da Faculdade de Medicina da UFMG. Trata-se de um espaço de ambientação destinado à comunidade acadêmica (alunos, professores, funcionários e servidores da Universidade), disponível mediante reserva.

O espaço foi idealizado na gestão da diretoria 2018-2022, e inaugurado na primeira gestão de uma diretoria composta por duas mulheres. O evento contou com a presença da reitora da UFMG, Sandra Goulart, a diretora da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury, a vice-diretora, Cristina Alvim e o professor Humberto José Alves, diretor da gestão 2018-2021.

Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG.

O mobiliário do terraço contou com doações de turmas de jubileus de ouro e de prata da instituição. A data foi escolhida por se tratar do aniversário de 137 anos de nascimento da homenageada Alzira Reis, primeira médica formada no estado e primeira mulher a votar no país.

Foto: CCS / Faculdade de Medicina da UFMG.

Além de falas dos convidados, a acadêmica do 10º período do curso de fonoaudiologia da UFMG, Isa Lima, declamou o soneto “Às portas da Ciência” de Alzira Reis, publicado em 1913. E, por fim, as autoridades foram convidadas para fazer o descerramento da placa de inauguração do espaço.

Alzira Reis

Alzira Nogueira Reis (1886-1970) se formou na Faculdade de Medicina em 1919, época em que as mulheres eram educadas restritamente para o casamento, fazendo com que enfrentasse diversos preconceitos por ser a única mulher do curso e pela escolha de estudar ao invés de se dedicar ao ambiente doméstico. Atualmente, dos 1780 alunos matriculados no curso de Medicina, 766 são mulheres.

Além do pioneirismo de ser a primeira graduanda do curso, Alzira esteve envolvida em várias iniciativas, como o voto feminino, que passou a vigorar em 1934, e a atenção aos portadores do bacilo de Hansen, causador da hanseníase.

Conheça o Terraço Alzira Reis