Vídeo com ex-diretor resgata memória da extensão na Faculdade de Medicina da UFMG
Projeto “Extensão viva: divulgar para inspirar” visibiliza passado da Extensão na UFMG e orienta comunidade sobre normas e procedimentos.
18 de agosto de 2021 - Divulgar para inspirar, Extensão
O “Projeto Extensão viva: divulgar para inspirar” lançou seu primeiro vídeo com resgate de memória da extensão na unidade. O entrevistado foi o professor aposentado e ex-diretor, Edison Corrêa. Novos vídeos e ações estão no radar do projeto, como tutoriais explicativos e infográficos com normas e procedimentos relacionados à extensão para divulgação aos docentes e discentes.
Coordenadora do projeto e Secretária Administrativa do Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Medicina há oito anos, Viviane Glória explica que a Medicina é a unidade que possui o maior número de ações de extensão em toda a UFMG. “Nossa unidade se destaca não somente pelo quantitativo, mas também pela diversidade e riqueza das ações desenvolvidas. Os registros com imagens, sejam fotos, exposições ou entrevistas em formato de vídeo é uma forma de demonstrar para a comunidade um pouco desta riqueza, de motivar os mais jovens a continuar com a tradição extensionista da Faculdade de Medicina”, afirma a servidora.
Assista à entrevista do professor Edison:
Edison é professor aposentado do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, onde foi diretor entre 1994 e 1998. Também foi Pró-Reitor de Extensão da UFMG (1998/2002/2006), presidente Fórum de Pró Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (2003/2005). Atua desde 2007 como vice-diretor do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon).
Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, a extensão foi destaque da Faculdade durante os últimos meses. Grande parte dos projetos de extensão modificou sua metodologia e seus objetivos para atuar no enfrentamento da pandemia, com ações à distância.
Até o momento, 44 novas ações foram criadas com temáticas relacionadas à covid-19. Dentre elas, foram oito eventos, como os Congressos Brasileiros de Evidências Clínicas na Covid-19, os Simpósios “Mitos e Verdades sobre a Covid-19”, a roda de conversa sobre saúde da criança e do adolescente e a Mostra Virtual do Observaped.
Alguns dos eventos foram transmitidos pelo canal do Youtube da Faculdade e estão disponíveis pelo link.
Dez novos cursos a respeito do coronavírus foram propostos, dentre eles o Evitando epidemia SARS-CoV2: Capacitação para acadêmicos da área da saúde UFMG para Tirar Dúvidas da População, que certificou 1.170 concluintes. O curso Inclusão e conhecimento para enfrentamento do Coronavírus, teve 10 turmas e um total de 1.092 pessoas certificadas, incluindo população surda e deficientes visuais.
Foram criadas, ainda, duas ações prestações de serviço, 23 novos projetos de extensão dentro desta temática e um programa, o Campus Saúde UFMG enfrentando o coronavírus, que engloba projetos, cursos e eventos de professores de vários departamentos da unidade, além da participação do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e de discentes do Curso de Medicina.
Para os próximos passos, o projeto realizará novas entrevistas com ex-coordenadoras do Centro de Extensão e também com coordenadores de alguns projetos atuais a fim de registrar suas contribuições para os avanços da extensão na unidade. Com o auxílio de um bolsista cedido pela Pro-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto está confeccionando tutoriais explicativos e infográficos com normas e procedimentos do setor para divulgação aos docentes e discentes.
Sobre o projeto
O projeto Extensão viva: divulgar para inspirar foi criado em 2018 e constitui uma iniciativa de valorizar e divulgar as atividades de extensão não apenas no âmbito da Faculdade de Medicina e Campus Saúde, mas também em toda a UFMG. A idealização foi da professora Luciana Diniz Silva, coordenadora do Cenex da Faculdade de Medicina
Ele surge a partir da ausência de arquivos centralizados que permitam o resgate da história da extensão na Faculdade de Medicina. Este projeto visa também a divulgação de informações relacionadas às normas e diretrizes atuais de extensão à comunidade acadêmica, bem como o aprimoramento da gestão e avaliação da extensão na unidade.