Websimpósio reflete sobre experiência de covid na APS em municípios mineiros

Atenção Primária à Saúde (APS) e rede de pesquisa nacional serão abordados.


30 de outubro de 2020


Na próxima quinta-feira, 5 de novembro, ocorrerá o websimpósio “Rede Nacional de Pesquisa em APS: reflexões sobre APS e covid a partir de experiências de municípios mineiros”. O evento terá início às 9h e será transmitido pelo Youtube.

Participarão como expositores Luis Augusto Facchini (Rede Nacional de Pesquisa em APS/ABRASCO), Eduardo Luiz da Silva (Presidente do COSEMS MG) e coordenadores de APS em Minas gerais. 

O evento é direcionado aos profissionais de saúde da APS, das regionais, gerências e conselhos de saúde, além de alunos de graduação e pós graduação e professores da área de saúde coletiva.

Edições anteriores

Para debater o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) no enfrentamento da pandemia de covid-19, a Faculdade de Medicina da UFMG realiza, desde 30 de abril, o websimpósio “A APS no enfrentamento da pandemia de covid-19”. 

Na primeira parte do websimpósio os temas abordados foram os aspectos socioeconômicos e epidemiológicos da doença, bem como a APS no enfrentamento da pandemia. Já a segunda exemplificou a situação com os casos de Belo Horizonte e Bom Sucesso. 
Na terceira parte, a abordagem foi o papel e os desafios do agente comunitário de saúde (ACS) nesse contexto. A quarta tratou da estruturação do SUS, enquanto a quinta debateu as estratégias de isolamento social. A sexta parte discutiu os impactos na saúde mental e, por fim, a sétima parte apresentou um plano do SUS para o Brasil.