Alunos do Internato Rural participam de mutirão de retinografia em Juruaia e Guaxupé

Projeto utiliza retinógrafo portátil para identificação de lesões na retina.

15 de setembro de 2023 - ,

Equipe em Juruaia. Foto: Arquivo pessoal.

Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG, cursando o Estágio em Saúde Coletiva (Internato Rural), participam de mutirão de retinografia nas cidades de Juruaia e Guaxupé (MG). A ação é feita em parceria com as prefeituras dos municípios e visa diagnosticar precocemente a retinopatia diabética, que pode levar à cegueira. A atividade ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro.

Os alunos contam com a orientação do professor do Departamento de Medicina Preventiva Social (MPS), Francisco Panadés Rubio. A atividade também é coordenada pelo professor do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia (OFT), Daniel Vitor Santos, por meio de projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Equipe em Guaxupé. Foto: Arquivo pessoal.

Utilizando o retinógrafo portátil, as informações são enviadas para a oftalmologia do Hospital das Clínicas da UFMG (HC), que fornece o laudo ao gestor de saúde do município, identificando quais pacientes precisam ser encaminhados para o cirurgião oftalmológico. A ação é gratuita e ocorre no âmbito da atenção primária à saúde.

Ao todo, o projeto auxiliou quatro municípios desde 2022 (Cabo Verde, Guaranésia, Guaxupé e Juruaia). Para o professor Rubio, todos pacientes devem se beneficiar desse diagnóstico, não só quem tem recursos para fazer o exame privado. “Além disso, o aparelho pode ser manuseado por técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos ao serem capacitados. Nosso ideal é que esse programa seja incorporado ao SUS de forma permanente”, comenta.

Internato Rural

O Estágio em Saúde Coletiva (Internato Rural) é uma disciplina obrigatória para os alunos dos últimos anos do curso de Medicina da UFMG e leva os estudantes para cidades do interior de Minas Gerais, onde moram e estagiam durante três meses com a preceptoria de médicos da Secretaria Municipal de Saúde.

A ideia central é que o estudante ganhe experiência conhecendo e atuando junto ao funcionamento e gestão do serviço público de saúde em cidades do interior, com vias a colaborar no permanente aprimoramento do SUS. Essa é uma oportunidade de aprenderem a autonomia no atendimento em saúde, mas também de participarem das ações que promovem desde a Atenção Primária à Saúde, até a preservação ambiental.

O estágio é oferecido há 45 anos, de forma ininterrupta, entre os meses de janeiro e dezembro, com 320 alunos por ano. Hoje, várias escolas de Medicina ao redor do mundo passaram a adotar a mesma metodologia.