Acesso interno

“Coringa” é o filme do MedCine Virtual de setembro


16 de setembro de 2021 - , ,


O MedCine Virtual irá debater o filme Coringa (Joker, 2019), no dia 29 de setembro, de 19h às 21h. O evento será transmitido ao vivo no YouTube pelo canal do MedCine, sem necessidade de inscrição. O filme está disponível em plataformas virtuais e não será exibido durante o debate. 

Sucesso de bilheteria em 2019, o filme “Coringa” retrata a vida de Arthur Fleck, um palhaço que trabalha em uma agência de talentos. A partir da abordagem histórica do personagem, o longa mostra como Arthur Fleck se torna um dos vilões mais famosos do cinema e propõe reflexões sobre a saúde mental, principalmente em como a sociedade colabora para a marginalização desses pacientes. Apesar de o filme não deixar claro qual o diagnóstico do protagonista, a película mostra como as pessoas ao seu redor lidam com ele. 

Entre as premiações estão o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza (2019) e o Oscar de melhor ator para Joaquin Phoenix.

O debate do MedCine será moderado por Marco Túlio de Aquino, psiquiatra, da equipe técnica do Napem, cinéfilo, co-fundador do Projeto MedCine.  Na mesa do debate estarão João Gabriel Marques Fonseca, médico e pianista, professor da Escola de Música da UFMG e professor aposentado da Faculdade de Medicina da UFMG; Gilda Maria Paoliello Nicolau, médica pela UFMG, psiquiatra, psicanalista, professora da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas; Helena Guimarães, estudante de Medicina na UFMG, integrante da Liga Acadêmica de Humanidades Médicas (LAHUM-UFMG); e Luan Cuiabano Arruda, estudante de Medicina na PUC-MG (Betim), integrante da LAHUM-UFMG.

Coringa 

Drama psicológico. Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), vive em Gotham, cidade marcada pela tensão social e criminalidade. Ele trabalha como carregador de placa e palhaço, sonha montar um stand up. Tem acessos de riso descontrolado e problemas de saúde mental. Usa diversos medicamentos psiquiátricos, mas a assistência que recebe é interrompida com o corte de programas sociais. Arthur cuida da mãe doente, é alvo de agressões, às quais não reage – até que ao ser espancado no metrô, mata os três atacantes. 

Ficha Técnica
Coringa (Joker), EUA, 2019. Duração: 2 h e 02 min, gênero: drama psicológico
Dirigido por Todd Phillips, co-autor do roteiro (com Scott Silver) e co-produtor.  
Com os atores Joaquin Phoenix interpretando Arhur Fleck = Coringa; Robert de Niro
Trilha musical original de Hildur Guđnadóttir.

MedCine

O projeto é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB), do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG e da Liga Acadêmica de Humanidades Médicas da UFMG (LaHum).

Antes da pandemia, as sessões do MedCine eram realizadas mensalmente, gratuitas e abertas ao público interessado. Devido às medidas de distanciamento social, os eventos estão sendo realizados de forma remota e com transmissão do debate pelo Youtube.

Leia mais: