MedCine irá debater racismo e ensino médico a partir do filme “M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida”

Evento terá participação do diretor do filme e autor do livro.

22 de março de 2021 - , , ,

O MedCine Virtual volta em março para mais um evento com debates sobre saúde e cinema. O filme “M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida” será o tema da conversa no dia 31 de março, quarta-feira, das 19h às 21h. O drama pode ser assistido em plataformas como Netflix e não será exibido durante a sessão do MedCine. A equipe do evento sugere que o filme seja assistido com antecedência.

Os participantes da mesa serão Jeferson De (diretor  e co-roteirista do filme), Salomão Polakiewicz (autor do livro que deu origem ao filme e egresso de Medicina da UFMG, da 50ª turma), professor Humberto Alves (diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, docente de Anatomia e coordenador do projeto Vida Após a Vida) e Marcus Vinicius Cruz (estudante do 7º período de Medicina na UFMG, membro dos coletivos Geni e NegreX e integrante da Comissão Permanente para Enfrentamento ao Racismo da Faculdade). O mediador será Marco Túlio de Aquino, psiquiatra da equipe do Napem e co-fundador do Projeto MedCine.

Acompanhe o evento pelo canal do MedCine no Youtube.

Interessados em participar do debate podem se inscrever previamente.

A edição original do livro e o convite da turma de formandos de 1965, da qual faz parte o egresso Salomão Polakiewicz, estão disponíveis no acervo do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor). Acesse pelo site do Cememor.

Essa é a segunda edição virtual do MedCine. O primeiro evento ocorreu em caráter experimental no mês de outubro de 2020. O filme debatido foi  o longa mineiro Temporada, de André Novais Oliveira, lançado em 2018.

Sinopse

“M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida”, dirigido pelo cineasta Jeferson De (do premiado “Bróder”), é baseado no livro homônimo de Salomão Polakiewicz e conta a história de Maurício (Juan Paiva), um calouro da prestigiada Universidade Federal de Medicina, filho de Cida (Mariana Nunes), uma auxiliar de enfermagem, que dá duro para ver seu filho entrar pra faculdade .

Em sua primeira aula de anatomia, Maurício é apresentado a M-8 (Raphael Logam), corpo que servirá para estudo dele e dos amigos durante o primeiro semestre. Em uma jornada permeada de mistério e realidade, Mauricio enfrenta suas próprias angústias para desvendar a identidade desse rosto desconhecido.

MedCine

Antes da pandemia, as sessões do MedCine eram realizadas mensalmente, gratuitas e abertas ao público interessado. O projeto é uma realização do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG (Napem), com apoio do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB) e do Centro de Comunicação Social (CCS) da Faculdade de Medicina da UFMG.